Benefícios do mamão no combate às doenças

O mamão é uma fruta muito presente na mesa do brasileiro, principalmente no café da manhã. Pode ser encontrado em duas versões: o papaya e o formosa. Apesar de muito consumido, poucas pessoas sabem dos benefícios do mamão para a saúde.

A fama mais popular que esta fruta carrega é a melhora no funcionamento do intestino. No entanto, os benefícios do mamão vão muito além disso. Se você quer saber um pouco mais sobre o poder nutricional desta fruta, leia o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.

Benefícios do mamão para a saúde

O mamão é uma fruta rica em vitamina A, uma das responsáveis pela saúde dos olhos, vitamina C, que protege o organismo de doenças infecciosas e também do Complexo B. Oferece sais minerais como fósforo e potássio.

Além disso, a papaína, enzima presente na fruta, tem alto poder digestivo. Por isso, é uma fruta que pode ser consumida após uma refeição mais pesada. Este combo de nutrientes protege o corpo dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo.

A atuação do mamão no funcionamento do intestino é muito conhecida. Para pessoas que sofrem com prisão de ventre, esta fruta é um verdadeiro remédio, além de aliviar os gases e o inchaço da região abdominal.

O mamão é rico em licopeno e betacaroteno, substâncias que dão a cor alaranjada e avermelhada aos alimentos. Estes nutrientes são dois poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células do organismo.

Os benefícios do mamão no combate às doenças

Veja agora uma lista com a atuação do mamão na prevenção e controle de algumas doenças.

  • Ajuda no controle do diabetes
  • Ajuda a emagrecer, reduzindo os riscos da obesidade
  • Combate o cansaço e a falta de energia para as atividades diárias
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares
  • Minimiza as doenças que atacam a saúde dos olhos
  • Diminui os níveis de colesterol
  • O potássio ajudar a regular a hipertensão arterial
  • Combate a prisão de ventre e os gases
  • Suas propriedades aumentam a imunidade do corpo deixando-o mais protegido contra gripes e resfriados
  • Alivia cólicas e outras dores da fase menstrual.
  • As propriedades anti-inflamatórias ajuda na cicatrização de ferimentos.
  • Combate a osteoporose, deixando os ossos mais resistentes
  • Deixa a pele muito mais bonita e saudável

Qual mamão escolher e como consumir?

O mamão formosa possui menos licopeno do que o papaia, por isso tem uma cor mais clara. Além disso, o papaya possui mais fibras e vitamina C, apesar de ser um pouco mais calórico com 54 calorias em 150g enquanto o mamão formosa possui cerca de 48 calorias na mesma quantidade de fruta.

O mamão papaya é um pouco mais caro do que o mamão formosa, que também é mais conhecido e fácil de encontrar em feiras e supermercados. Se você puder consumir o menorzinho, ótimo. Se não, não tem problema, invista no mamão formosa.

Para aproveitar todos os benefícios do mamão, você pode consumir meio papaia ou uma fatia média do formosa no café da manhã. Para aumentar as fibras, pode acrescentar farinha de linhaça, por exemplo. Se preferir, faça uma vitamina de mamão que cai super bem também.

Outra dica é consumir também as sementes. E não precisa mastigá-las. Basta misturá-las a sucos, vitaminas ou em um simples copo com água. 

Com todos estes benefícios do mamão fica fácil entender a boa fama que ele tem, não é mesmo? Além de tudo, ainda é uma fruta docinha e saborosa que é impossível não pensar em consumi-la na próxima refeição. Aliás, é uma fruta muito versátil. Qualquer hora do dia pode ser consumida sem causar prejuízos ao organismo. Então, você já sabe. Na próxima ida à feira, não se esqueça de colocar na sua sacola o nutritivo e delicioso mamão.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados