Importância da Meditação

Dormir melhor, fortalecer o sistema imunológico, diminuir a ansiedade e o estresse... tudo isso, nós podemos nos beneficiar com a prática da meditação. Conheça o conceito dessa prática milenar que nos ajuda a melhorar nosso dia a dia.

Há algumas décadas, o ocidente começou a descobrir o poder que técnicas praticadas no ocidente há literalmente milhares de anos, podem ter na melhora da qualidade de vida. E a lista dessas técnicas é bastante extensa. No campo da alimentação, destaca-se o poder que das ervas medicinais, geralmente consumidas na forma de chá e sem nenhuma indicação ou efeito colateral. No campo da prática de exercícios, temos a ioga, extremamente popular e que hoje conta com várias modalidades. No campo da sexualidade, tem-se o kama sutra, facilitador para uma vida sexual plena. E, por fim, no campo do bem-estar mental, existe a meditação.

Antes de partimos para o assunto de interesse aqui, é importante notar que os exemplos acima convergem com a definição de saúde adota pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a qual saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Isso é um ótimo exemplo de quanto o oriente tem a nos ensinar sobre o equilíbrio na polarização entre racionalidade e intuição.

O CONCEITO DE MEDITAÇÃO
Quando falamos de meditação, estamos necessariamente tratando de algo que pode ter inúmeros significados, que variam conforme a região ou fim da prática (se secular ou não). Assim, a meditação pode ser definida como o esvaziamento da mente, como a abertura para o divino, como desenvolvimento de potencialidades mentais, como focalização da mente (em um mantra, na respiração, em uma entidade religiosa), dentre outros.

Entretanto, um ponto comum entre essas e outras definições de meditação é a focalização da realidade interior para a compreensão dela. Em outras palavras, a meditação tem por principal objetivo a compreensão do próprio ser, do "eu", pois somente se conhecendo é possível progredir enquanto ser humano.

OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO
De alguns anos para cá, muitos estudos científicos foram realizados sobre os possíveis impactos que a meditação poderia tem nos corpos e mentes dos praticantes. E dentre tudo o que foi descoberto, o mais surpreendente foi, sem dúvida, a relação que a meditação possui como sistema límbico.

Em poucas palavras, o sistema límbico é o responsável por fornecer valores emocionais às experiências e pessoas, além de controlar todo o chamado "metabolismo autônomo". Assim, é o sistema límbico que controla a aceleração/desaceleração de nossos batimentos cardíacos (frente uma situação de estresse, por exemplo), nossa pressão arterial e nosso ritmo de respiração.

Ao serem estudados praticantes da meditação a longo termo, descobriu-se que tais praticantes possuíam modificações mo sistema límbico, resultado do controle e disciplina que tais praticantes tinham sobre suas mentes e, consequentemente, seus corpos e reações fisiológicas.

Mas não é somente a longo prazo que a prática da meditação traz resultados impactantes e extremamente positivos. Os benefícios da prática começam a ser sentidos tão logo ela começa é praticada. E dentre os principais benefícios estão:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • melhoria do sono;
  • diminuição dos níveis de ansiedade;
  • redução de estresse;
  • melhoria da capacidade de concentração.

Diante de tudo o que foi dito, que tal começar a praticar a meditação? Separe 15 minutos no começo de seu dia para meditar e comprove todos os benefícios que a meditação pode trazer, tornando seu dia muito mais agradável e produtivo.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados