O veneno da beleza

Se você ainda possui cosméticos convencionais, pegue aí uma embalagem e vamos conversar... Isso é muito sério, estão te envenenando para lucrar e única forma de quebrar essa corrente é despertar o conhecimento. Conheça os ingredientes que não são considerados seguros e comprovadamente prejudiciais à saúde.

 

Presentes em nossas vidas praticamente desde que nascemos, os cosméticos convencionais parecem, à primeira vista, uma ótima opção para quem quer produtos que garantam sua própria higiene e beleza.

Mas, nos últimos anos, são cada vez mais crescentes os questionamentos e as descobertas sobre os seus malefícios e o quanto um simples shampoo, sabonete, creme hidratante, entre outros produtos de beleza podem ser prejudiciais para quem os usa, para o meio ambiente e para os animais.

Com certeza, muitas pessoas não sabem disso, mas a produção e a comercialização desse tipo de produto envolve uma cadeia que nem sempre é igualitária ou justa. Isso porque em troca de economia, muitas empresas investem em substâncias extremamente prejudiciais à saúde apenas porque elas saem por um preço mais barato para a linha de produção. Economia de preço que nem sempre é repassada ao consumidor final, uma vez que a prioridade de grande parte dos negócios é o lucro custe o que custar.

De acordo com especialistas, como se não bastassem essas ações de desrespeito e de perigo ao consumidor, muitas empresas de cosméticos financiam o sofrimento animal, uma vez que submetem diversas espécies a testes de seus produtos, causando deformações, sequelas e morte, sejam elas naturais ou promovidas por funcionários a diversos bichinhos.

Para fechar a conta assustadora, grande parte desses produtores de cosméticos convencionais sequer se importa com o meio ambiente, fazendo produtos que possuem embalagens que não atendem a padrões mínimos de sustentabilidade. Mas se você pensa que os malefícios à natureza se resumem apenas à embalagem, você se engana. Grande parte dos shampoos e sabonetes, entre outros produtos que vão embora pela rede de água e esgoto, poluem milhares de litros de água de diversos rios, trazendo prejuízos à biodiversidade e à natureza como um todo.



SUBSTÂNCIAS USADAS E SEUS MALEFÍCIOS
Se mesmo com todos os argumentos utilizados você ainda resiste à ideia de ao menos pensar mais sobre produtos conscientes, segue uma lista de substâncias constantemente utilizadas nas indústrias de cosméticos tradicionais e os seus efeitos. Citaremos apenas algumas delas, já que a quantidade de nomenclaturas é bastante extensa e aos poucos novas substâncias também são incorporadas à produção.

  • Parabenos: Um dos nomes mais populares. Os parabenos são conservantes sintéticos adquiridos a partir do petróleo. O seu uso pode ter relação com diversos tipos de alergia.
  • Triclosan: Presente em desodorantes, pastas de dente e enxaguantes bucais, essa substância pode ter relação direta com problemas hormonais, respiratórios, além de favorecer o aparecimento de bactérias que resistem até mesmo à ação de antibióticos.
  • Além disso, ao entrar em contato com o meio ambiente, o Triclosan age de maneira tóxica prejudicando a vida que existe em rios e lagos.
  • DEA/TEA: Além de alergias, ressecamento de cabelo e pele e irritação nos olhos, algumas pesquisas apontam que as substâncias podem ser tóxicas aos sistemas imunológico e nervoso. Além disso, deixam a pele mais exposta a problemas externos.
  • Siloxanos: Algumas pesquisas relacionadas ao mercado de cosméticos já apontaram a relação entre o uso dessa substância e problemas no fígado.
Veja por nomes científicos:
  1. Butyl Mthoxy - dibenzoymethane
  2. Butylparaben
  3. Diazolidinil
  4. DMDM hidantóina
  5. Ethylhexyl methoxycitronellal
  6. Imidazolidinil ureia
  7. Methylparaben
  8. Mineral oil
  9. Paraffin oil
  10. Paraben
  11. Propyllene Glycol
  12. Propylparaben
  13. Quatérium-15
  14. Sodium Laureth Sulfate
  15. Sodium Lauryl Sulfate
  16. Styrene/acrylates copolymer
  17. Triclosan
  18. Ureia

Cosméticos verdes, naturais, orgânicos, livres de químicos nocivos e cruelty-free você encontra em nossa loja: http://www.terraquea.com.br

 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados